terça-feira, 11 de outubro de 2016

Memórias de uma Noite de Pijama



A famosa "Noite do Pijama" que as crianças tanto gostam de participar na escola, não é "uma noite"... São 24h.

No dia da noite do pijama ele acorda pega uma mochila, abre gavetas sem que ninguém veja, e bota na mochila tudo que ele leu - no recado da agenda - que precisa levar: cueca, roupa, toalha...e não esquece do que nem está na lista da escola; ou seja, gibis e desenhos que ele fez para mostrar aos colegas.

A mãe se deu conta que perdeu o celular na véspera do dia da noite do pijama. Então o dia da noite de pijama teve parte da manhã dedicada a buscar este celular, indo a vários lugares pela cidade e por fim comprando um novo chip com número antigo na Tim...Chegando em casa - pasme - ela acha o celular, numa caixa de brinquedos.

A medida que o dia passa, tudo gira em torno da noite do pijama: a mãe substitui algumas coisas da mochila ( porque nem sempre a escolha dele foi a mais certeira nas roupas rsrs), organiza colchão, lençóis, travesseiro, sandália - tudo marcado conforme a escola pede - e organiza o lanche.

Ela também se vira nas obrigações domésticas e conversa no whatsaap com as mães dos colegas do filho, tirando dúvidas entre elas; inclusive, dizendo as que nunca vivenciaram isso, que - mesmo já tendo vivenciado ano passado - só vai dormir depois das 22h30 porque sabe que esta hora já vão estar se acalmando pra dormir por lá...e isso é sinal que tudo correu bem! Ou seja, essa mãe não acalma as outras rsrs.

O pai viaja à trabalho e pede notícias via whatsaap. A mãe vai fazer pagamentos e outras obrigações na cidade vizinha, o filho fica com a babá. A mãe chega faltando trinta minutos para entregar o filho na escola. E a corrida fica mais frenética: banho, vestir-se, lanche na lancheira, lista dizendo a professora o que ele pode comer e o que não pode, conferir tudo na mochila... E chega o táxi. O taxista dobra o colchão e o filho grita "eu li nesse colchão que não pode dobrar...não pode dobrarrrr" ...rsrs mas o colchão vai dobrado na mala do carro, até porque não tem outro jeito rsrs.

Na escola, o filho se despede, já sai correndo com os colegas e a mãe volta...tranquila?! Mais ou menos, ela só dorme as 23h. Até lá estava no bendito grupo das mães da turminha, colhendo notícias e esperando as fotos da festança na escola...que só chegaram depois da meia-noite e ela só viu no dia seguinte, quando finalmente o filho que dormiu fora, pela segunda vez, chega dizendo "tomara que Festa do Pijama comece a ser toda semana"...

E no fim das contas, é uma aprendizagem: de autonomia, independência, e autoestima, para nossos filhos. 


Anna Jailma
Foto ilustrativa

Um comentário:

  1. Eita que Saul adorou a sua Festa do Pijama. E a ma~e parece que tirou de letra. Eu ficava com com o coração bem apertadinho...

    ResponderExcluir